Teatro: Review - Tarsila
Foto: Ares Soares.
Com texto de Maria Adelaide Amaral e direção de Hertenha Glauce, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz e o Grupo Mirante de Teatro da Universidade de Fortaleza (Unifor) trouxeram novamente aos palcos "Tarsila", com Annalies Borges no papel de Tarsila do Amaral, Ivan Lourinho no papel de Oswald Andrade, Lena Iorio no Papel de Anita Mafalti e Eurico Mayer no papel de Mário de Andrade. A peça esteve em cartaz nos dias 30 (sábado às 20h) e 31 de Julho de 2022 (domingo às 19h) no Teatro Celina Queiroz da Unifor.
Celebrando a vida de Tarsila do Amaral e encerrando as comemorações do centenário da Semana de 22, a peça mescla elementos da vida pessoal dos personagens com passagens da história artística do Brasil na primeira metade do século XX. Com destaque para o romance entre Tarsila e Oswald bem como a relação de amizade e conflito de ego entre os integrantes do Grupo dos 5 (e cabe aqui ressaltar a ausência de Menotti Del Picchia no texto), a personalidade de cada um dos quatro personagens retratados procura encontrar seu espaço de forma mais ou menos equilibrada, como a personalidade mais intelectualizada de Mário de Andrade. Entretanto, a língua ácida e o cinismo canalha e ao mesmo tempo carismático do retrato de Oswald roubam a cena, dando ares de uma comicidade por vezes "inconveniente" pelos momentos em que se expressa ao longo dos dramas que ocorrem na vida da artista Tarsila do Amaral.
Peça com ótimas atuações, o Grupo Mirante de Teatro e, em particular, seus atores, estão de parabéns pela agradável peça que retrata a vida e obra dessa grande artista, bem como demais membros do Grupo dos 5 e seu contexto histórico.
Comentários
Postar um comentário